Ovos: preço recebido pelo produtor apresenta baixa participação sobre o varejo no quadrimestre encerrado em setembro

Publicado em 10/11/2020 09:50

Após alguns meses sem disponibilizar o acompanhamento de preços da cesta básica, o Procon atualizou os dados colhidos no mercado até setembro. E o acompanhamento mostra que a participação dos preços ao produtor em relação ao varejo apresentou índices baixos no quadrimestre junho a setembro.

Considerando apenas o mês de setembro, o comparativo de preços entre o ovo comercializado na granja e no varejo indica que ao produtor a perda mensal atingiu 2,2% e no varejo foi ínfima, inferior a 0,2%. Já na comparação com o mesmo período do ano anterior, os avicultores obtiveram evolução de 3,6%, enquanto o varejo alcançou 10,1%. Com isso, o índice de participação do preço na granja sobre o varejo se confirmou abaixo de 33%, atingindo o segundo pior índice do ano.

Em outubro houve boa evolução mensal e anual em relação ao preço médio recebido na granja. Resta saber qual foi o preço médio praticado a nível de consumidor. A princípio, é possível que o produtor obtenha leve recuperação na participação em relação ao varejo. Entretanto, será preciso esperar um pouco mais para obter essa confirmação. Infelizmente, o Procon também deixou de levantar - ou disponibilizar - os preços semanais dos produtos. E isso poderia contribuir com a presente análise.

Fonte: OvoSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado