Quatro países registram casos de IA de alta patogenicidade

Publicado em 09/11/2020 10:23

O Japão, a Alemanha, o Reino Unido e a Rússia comunicaram à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês), na última semana, que registraram casos de influenza aviária de alta patogenicidade.

O Japão foi o país que registrou a maior perda em relação à doença. O caso, do sorotipo H5N8, aconteceu em uma granja de frango de corte com 330 mil aves. Conforme o relatório da OIE, 2 mil animais morreram ao ser infectados pelo vírus. Os demais, ou seja, 328 mil foram sacrificados.

No território alemão, o caso aconteceu na região de Eslésvico-Holsácia, a porção mais ao norte do país, que faz divisa com a Dinamarca. Conforme o relatado à OIE, o vírus encontrado em galinhas poedeiras é do sorotipo H5N8.

O Ministério da Agricultura da Alemanha relatou que, das 68 aves encontradas na propriedade, 12 estavam infectadas. Oito já haviam morrido em decorrência do vírus e as demais galinhas foram abatidas como medida sanitária.

No Reino Unido, o vírus também do sorotipo H5N8 foi detectado em uma criação de frango de corte. O caso aconteceu em Frodshan, na Inglaterra.

 De acordo com o Departamento de Meio Ambiente, Abastecimento e Assuntos Rurais, em uma propriedade com 13.500 aves havia 230 casos, sendo que 178 morreram. As outras 52 aves foram abatidas.

A Rússia, que já havia relatado surto de influenza aviária do sorotipo H5N8 duas semanas atrás, dessa vez notificou à OIE um caso envolvendo o sorotipo H5N5. A ocorrência foi no distrito de Pavlogradsky. O relatório aponta que, das 141 aves do local 58 morreram. As demais foram abatidas.

 

Fonte: Avicultura Industrial

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado