Custos de produção de frango de corte sobem em setembro, puxado pela alimentação das aves, segundo Embrapa

Publicado em 14/10/2020 14:45 e atualizado em 15/10/2020 09:31
Após ter havido queda na nutrição animal em junho, a partir de julho esta fatia no investimento na avicultura começou a subir, e em agosto e setembro saltaram mais de 5%

A Embrapa Suínos e Aves divulgou o Índice de Custos de Produção de Frango (ICPFrango) nesta quarta-feira (14), e os dados trazem mais um mês de alta para os inventimentos na atividade, principalmente com a nutrição dos animais. Em setembro, o índice ficou em 301,91 pontos, aumento de 6,88% em relação à agosto, alta de 27,44% desde janeiro e de 31,29% nos últimos 12 meses. 

De acordo com o presidente executivo da Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), José Eduardo dos Santos, há produtores e empresas que estão em dificuldades por causa dos custos de produção elevados, trabalhando no vermelho. "Estamos no limite", disse.

Se em junho, no comparativo com maio, o custo com nutrição havia diminuído 0,30%, a partir de julho o custo com a alimentação das aves começou a subir (0,87%). Em agosto, em relação a julho, este setor teve avanço de 5,18%, e em setembro, saltou mais 5,47%. 

Desta forma, em setembro, a alimentação passou a representar 72,55% do investimento na avicultura com esta alta de 5,47%. Desde janeiro, o avanço foi de 23,32%, e em 12 meses, a alta é de 26,90%. 

"Não tem outra alternativa a não ser buscar uma adequação da produção à demanda no mercado interno, e ao mesmo tempon dar ênfase aos nossos pleitros ao Governo Federal no sentido de flexibilizar a importação de soja e milho para a composição da ração das aves", afirmou. Houve aumento também no custo com os pintinhos de um dia, que são 14,21% do que é gasto na atividade. Em setembro, este item subiu 0,98%; desde janeiro aumentou 3,44%, e nos últimos 12 meses, 3,41%.

No Paraná, principal Estado produtor de frangos de corte, no comparativo com agosto, o custo de produção na avicultura aumentou 6,84%, chegando a R$ 3,90/kg de ave. No caso da alimentação das aves no Estado, o avanço em setembro foi de 7,60% em relação ao mês anterior, atingindo R$ 2,83/kg.

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango no atacado paulista sobe 1,64% nesta terça-feira (29)
Terça-feira (30) termina com estabilidade, novamente, para as cotações no mercado de suínos
Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)