Peste Suína Clássica (PSC) é confirmada no Piauí

Publicado em 05/10/2020 15:08

Através da Nota Técnica Nº 26/2020/DSA/SDA/MAPA, o MAPA comunica a confirmação de  FOCO DE PESTE SUÍNA CLÁSSICA (PSC) NO ESTADO DO PIAUÍ. 

O Estado do PI situa-se fora da zona reconhecida como  livre de PSC  pela Organização Mundial de Saúde Animal - OIE. O foco foi  confirmado em 02 de outubro de 2020, em criatório de suínos para subsistência no município
de Parnaíba. 

A PSC é causada por um vírus, cuja transmissão ocorre através de animais infectados e objetos/fômites contaminados. É uma doença de Notificação Obrigatória, ou seja, a propriedade em que houver suínos com os seguintes sintomas como: apatia, prostração, hemorragias, morte súbita, conjuntivite, taquipnéia, convulsões, morte súbita, o produtor deve comunicar imediatamente o Serviço Veterinário Oficial do Estado, que é o @idiarn . 

No RN em 2009 foram diagnosticados 13 focos da PSC, onde 621 animais foram sacrificados.  Naquele mesmo ano foi realizada a vacinação do rebanho suíno do estado pelo Serviço Veterinário Oficial (IDIARN). Mas devemos permanecer sempre em alerta! 

Fonte: AFA - RN

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango no atacado paulista sobe 1,64% nesta terça-feira (29)
Terça-feira (30) termina com estabilidade, novamente, para as cotações no mercado de suínos
Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)