Cerca de 330 mil aves mortas devido ao surto de gripe aviária no Cazaquistão

Publicado em 05/10/2020 09:38

Cerca de 330.000 aves em granjas avícolas foram mortas no Cazaquistão devido à gripe aviária altamente patogênica H5N8 em sete regiões do país, anunciou o Ministério da Agricultura na quinta-feira.

Mais de 1,7 milhão de aves foram vacinadas em 424 distritos rurais no Cazaquistão, disse o ministério, acrescentando que 7,7 milhões de doses de vacinas foram distribuídas para as regiões afetadas pela gripe aviária.

Devido às rígidas medidas de quarentena, o surto de gripe aviária foi relativamente contido nas regiões do Turquestão, Zhambyl, Aktobe e Karaganda, bem como na cidade de Shymkent, de acordo com o ministério.

A região do Norte do Cazaquistão, que faz fronteira com a Rússia, relatou o primeiro surto de gripe aviária no país no início de setembro.

Anteriormente, o ministério da agricultura do Cazaquistão disse que pássaros selvagens da Rússia, onde casos de gripe aviária foram detectados em agosto nas regiões de Omsk e Chelyabinsk, podem transmitir o vírus ao Cazaquistão.

Fonte: Xinhua

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conbrasul 2025 vai reunir principais empresas do setor em Gramado, RS Conbrasul 2025 vai reunir principais empresas do setor em Gramado, RS
Índia relata oito surtos de gripe aviária em Andhra Pradesh Índia relata oito surtos de gripe aviária em Andhra Pradesh
Sergipe intensifica ações para manter plantel de suínos livre de doenças
Cotações estáveis para o mercado do frango nesta sexta-feira (28)
Suínos: cotações se acomodam nesta sexta-feira (28)
Publicada portaria que suspende eventos e criação de aves ao ar livre como medida preventiva da Gripe Aviária