Alemanha encontra mais dois casos de peste suína africana em javalis; casos chegam a 40

Publicado em 02/10/2020 09:18

Mais dois casos de peste suína africana (PSA) foram confirmados em javalis no estado de Brandenburg, no leste da Alemanha, disse o ministério federal da agricultura na quinta-feira (1).

As novas descobertas elevam o número total de casos confirmados para 40 desde a primeira em 10 de setembro. Todos estavam em animais selvagens, sem porcos de fazenda afetados, disse o ministério.

Os últimos casos, confirmados pelo instituto científico alemão Friedrich-Loeffler, foram encontrados na área das primeiras descobertas, disse o ministério. Um caso também foi encontrado na quarta-feira em uma nova área a cerca de 60 quilômetros da primeira.

O ministério já avisou que mais casos em javalis são esperados, pois a doença é altamente infecciosa.

A China e uma série de outros compradores proibiram as importações de carne suína alemã em setembro, depois que o primeiro caso foi confirmado, fazendo com que os preços da carne suína chinesa subissem.

A doença não é perigosa para os humanos, mas é fatal para os porcos e um surto massivo na China, o maior produtor mundial de carne suína, e em outras partes da Ásia levou a grandes mudanças nos fluxos globais de comércio de carne suína.

O governo do estado de Brandenburg disse separadamente que estava procurando intensamente por javalis mortos em ambas as áreas onde a doença foi confirmada, com equipes trabalhando em campos e bosques e drones de aeronaves também sendo usados ​​para avaliar a extensão da propagação da doença.

O exame de alguns restos do primeiro javali morto mostra que o animal provavelmente morreu da doença de oito a dez semanas atrás, então o PSA provavelmente entrou na Alemanha na primeira quinzena de julho, disse o estado.

Os preços dos suínos alemães permanecem inalterados desde a queda acentuada em 11 de setembro na esperança de que a Espanha, Holanda, Dinamarca e outros países da UE aumentem as vendas de carne suína para a China e outras partes da Ásia para compensar a perda de oferta alemã, deixando a demanda do mercado dentro da UE que a Alemanha pode encontrar.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango no atacado paulista sobe 1,64% nesta terça-feira (29)
Terça-feira (30) termina com estabilidade, novamente, para as cotações no mercado de suínos
Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)