Farelo de soja: poder de compra do frango vivo retrocede ao menor nível em 5 anos

Publicado em 25/09/2020 08:40

Ainda que nos últimos dois meses tenha obtido boa recuperação de preço, o frango vivo permanece - em relação ao farelo de soja – com o menor poder de compra do terceiro trimestre do ano. Mas a situação já esteve bem pior: no bimestre abril/maio o poder de compra do frango caiu a um volume que não era observado desde o mesmo bimestre de 2018.

Independente disso, a realidade é que, transcorridos praticamente três quartos do ano, o poder de compra do frango vivo em 2020, no tocante especificamente ao farelo de soja se encontra no mais baixo nível dos últimos cinco anos.

Nesse quinquênio, o melhor resultado para o produtor do frango foi registrado no ano passado, ocasião em que uma tonelada de frango vivo permitiu adquirir, na média anual, perto de 2,7 toneladas de farelo de soja.

Em 2020 a capacidade de compra é cerca de 25% menor, pois, na média dos nove primeiros meses do ano, a tonelada de frango vivo possibilitou adquirir pouco mais de 2 toneladas de farelo de soja.

Aos valores atuais (cerca de R$2.100/tonelada, quase 75% a mais que a média registrada em setembro de 2019), o avicultor precisa dispor de um volume de frangos 40% maior para adquirir a mesma quantidade de farelo de soja de um ano atrás.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango no atacado paulista sobe 1,64% nesta terça-feira (29)
Terça-feira (30) termina com estabilidade, novamente, para as cotações no mercado de suínos
Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)