Preços de suínos na Alemanha estáveis após proibições de importação por caso de peste suína

Publicado em 16/09/2020 14:17

Os preços dos suínos na Alemanha se estabilizaram em 1,27 euros o quilo esta semana, apesar de uma série de proibições de importação depois que um caso de peste suína africana (PSA) foi encontrado no país, disse a associação de criadores de animais alemães VEZG na quarta-feira.

Os preços estavam em cerca de 1,47 o quilo de peso de abate antes da confirmação do caso ASF na quinta-feira, e caíram para 1,27 euros o quilo na sexta-feira.

China, Coréia do Sul e Japão proibiram as importações de carne suína alemã nos últimos dias depois que um caso de ASF foi encontrado em um javali - não em um animal de fazenda - no leste da Alemanha.

A doença não é perigosa para os humanos, mas é fatal para os porcos, e os países importadores de carne de porco muitas vezes impõem proibições de importação nos países onde foi encontrada, mesmo em animais selvagens.

As exportações de carne suína da Alemanha para a China mais do que dobraram no primeiro semestre deste ano, informou o escritório de estatísticas da Alemanha na quarta-feira.

“No mercado de abatedouros de suínos, os eventos da PSA e as repercussões para os mercados de exportação continuam gerando incertezas”, disse a associação. “Mas depois que os fortes preços caíram na semana passada, os preços inalterados para suínos para matadouros foram nomeados.”

Um trader disse que a perda da China e de outros mercados de exportação foi precificada na sexta-feira, e a atenção agora estava em quão rápido a Alemanha poderia desenvolver mercados de exportação alternativos, especialmente na União Europeia, onde as exportações de carne suína alemã ainda são permitidas. 

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango no atacado paulista sobe 1,64% nesta terça-feira (29)
Terça-feira (30) termina com estabilidade, novamente, para as cotações no mercado de suínos
Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)