Números do SIF confirmam: no 1º semestre, abate inspecionado de frangos foi similar ao de 2019

Publicado em 20/08/2020 09:18

Em 14 de agosto, neste mesmo espaço, ao divulgar os números preliminares do IBGE relativos ao abate de frangos sob inspeção (federal, estadual ou municipal) no segundo trimestre de 2020, o AviSite observou que – no acumulado do semestre – o volume de carne decorrente dos abates realizados foi similar ao do primeiro semestre de 2019.

Os últimos números do DIPOA/MAPA apontam na mesma direção – neste caso, em relação ao número de cabeças abatidas no primeiro semestre. Pois, de acordo com o Relatório de Atividades do Serviço de Inspeção Federal (SIF) de agosto corrente, o volume de cabeças abatidas no semestre, da ordem de 2,626 bilhões, superou os abates do mesmo período de 2019 em apenas 0,18% - adicional inferior a 5 milhões de cabeças.

Pelo Relatório divulgado observa-se que os abates sob SIF de junho recuaram pelo segundo mês consecutivo, ficando 6,36% abaixo do registrado um ano antes. Porém, comparativamente aos abates do mês anterior, maio de 2020, o índice de queda praticamente dobrou, apresentando recuo de 12,69%.

É interessante observar que – no fechamento do primeiro semestre de 2020 e pela primeira vez desde junho de 2018 - os abates sob inspeção federal ficaram abaixo dos 400 milhões de cabeças. Por sinal, superam os abates de maio de 2018 também por diferença mínima – 3,7 milhões de cabeças. Então, em decorrência da greve dos caminhoneiros e da paralisação do transporte no País, os abates recuaram mais de 15% sobre o mês anterior, ficando resumidos a 375,4 milhões de cabeças.

No Relatório de agosto corrente o DIPOA ainda acrescenta que em julho passado, 16 dos 147 abatedouros de aves registrados no SIF/DIPOA (pouco mais de 10% do total) requisitaram a realização de atividades de abate em caráter emergencial, sob a forma de turnos ou dias adicionais à respectiva regularidade operacional.

Nas palavras do órgão, “as medidas de gerenciamento dos Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIPOAs/DIPOA/DAS/MAPA) e o comprometimento de AFFAs e equipes técnicas com o momento de crise permitiram atender 90% da demanda por abates extras, sendo realizados 31 abates em turnos adicionais”.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango no atacado paulista sobe 1,64% nesta terça-feira (29)
Terça-feira (30) termina com estabilidade, novamente, para as cotações no mercado de suínos
Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)