Participação das Pintainhas para produção de ovos brancos tem forte queda no primeiro semestre

Publicado em 20/08/2020 09:16

No primeiro semestre o produtor de ovos aumentou em quase 15% seu alojamento de pintainhas indicando estar otimista com um bom andamento no consumo de ovos no mercado interno.

O que chama atenção é a grande queda na participação das pintainhas para produção de ovos brancos: enquanto no primeiro semestre do ano passado o percentual foi de 81,3%, subindo para o patamar de 84,5% no segundo semestre, na primeira parte deste ano alcança apenas 78,7%, significando queda de quase 6 pontos percentuais sobre o semestre imediatamente anterior.

Mesmo assim, os indicadores apontam que o volume de pintainhas para produção de ovos brancos vem subindo gradativamente no decorrer dos últimos 10 anos: enquanto no biênio 2010/11 representava 75,5% do plantel alojado, em 2018/19 atingiu 81,3%.

Entretanto, como os altos índices do segundo semestre do ano passado contribuíram para elevar o índice médio do biênio, é possível que a participação verificada no período 2016/17 esteja mais ajustada à realidade distributiva entre ovos brancos e vermelhos.

Assim, a princípio, o baixo alojamento de pintainhas para ovos brancos no primeiro semestre deste ano pode ser um ajuste do produtor para que seu plantel esteja mais equilibrado na disponibilidade de ovos brancos e vermelhos ao mercado consumidor.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango no atacado paulista sobe 1,64% nesta terça-feira (29)
Terça-feira (30) termina com estabilidade, novamente, para as cotações no mercado de suínos
Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)