Ovos: mercado frágil indica a necessidade de promover o produto junto à população
O mês de agosto vem se mostrando extremamente desfavorável aos negócios realizados com ovos, visto que o preço médio acumulado supera apenas o baixo valor recebido no mesmo período do mês de abertura do presente exercício.
Como o plantel produtivo vem evoluindo mensalmente, se preparando para atender a um crescimento no consumo de ovos, será preciso encontrar maneiras de aumentar a visibilidade do produto, promovendo junto à população suas diversas possibilidades de consumo.
O crescimento acelerado no consumo per capita de ovos nos últimos anos se deve, inclusive, a intenso e incansável trabalho desenvolvido pelo Instituto Ovos Brasil na promoção e valorização do produto junto aos meios de comunicação existentes.
Em seu site o IOB também promove esclarecimentos através de vídeos que procuram exaltar os benefícios do ovo nas diversas fases da vida humana e, também, na alimentação de animais de estimação, como cães e gatos.
O período maior para a promoção e valorização do produto acontece anualmente na Semana Nacional do Ovo, evento capitaneado pelo IOB e que acontece na segunda semana de outubro.
Entretanto, o período de preparação para esse grande evento antecede em muito o acontecimento. Por isso, nesse momento de distanciamento social e de isolamento no enfrentamento ao vírus da Covid-19, será preciso começar a buscar novas maneiras de promover o produto junto à população.
Breve pesquisa nos meios de comunicação da Internet se consegue a indicação de diversas receitas à base de ovos, como por exemplo, ovo cozido e ovo frito.
Entretanto, o resultado atinge proporções significativas quando alcança o consumidor diretamente através de comerciais em programas de grande ibope junto à população.
Assim, a proximidade da Semana Nacional do Ovo pode ser uma excelente oportunidade para o setor de postura comercial se organizar e investir em comerciais junto ao consumidor final mostrando as várias possibilidades de preparação e consumo do produto. Afinal, o que os olhos veem, o estomago deseja...