Filipinas abate quase 39 mil frangos para conter surto de gripe aviária

Publicado em 29/07/2020 08:18

As Filipinas disseram na quarta-feira que abateram quase 39.000 galinhas em uma fazenda de aves ao norte da capital Manila para conter um surto de gripe aviária, mais de quatro meses após a detecção de infecções em uma província próxima.

O Departamento de Indústria Animal do Departamento de Agricultura (DA) detectou a presença do subtipo H5N6 altamente infeccioso do vírus influenza A em uma fazenda produtora de ovos na cidade de San Luis, na província de Pampanga.

Ao confirmar o relatório, uma equipe de veterinários e agentes de saúde animal implementou imediatamente medidas de controle de emergência, abatendo 38.701 aves e descartando as carcaças, informou o DA em comunicado.

Em março, o AD detectou um surto de gripe aviária envolvendo o mesmo vírus em uma fazenda de codornas no município de Jaen, na província de Nueva Ecija, onde cerca de 1.500 codornas morreram e outras 12.000 foram abatidas.

A investigação inicial do DA mostrou a presença na cidade de San Luis de aves migratórias, que tem sido associada a surtos de gripe aviária em muitos países, incluindo as Filipinas.

A AD disse que os frangos de corte, a principal fonte de carne de aves, não foram afetados pelo último surto.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango no atacado paulista sobe 1,64% nesta terça-feira (29)
Terça-feira (30) termina com estabilidade, novamente, para as cotações no mercado de suínos
Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)