Frango vivo abre a semana com novo ajuste de preço; em São Paulo e Minas Gerais

Publicado em 21/07/2020 08:06

Repetindo o comportamento – raríssimo – de uma semana atrás, ontem (20) o frango vivo comercializado no interior de São Paulo obteve novo ajuste de cinco centavos. Minas Gerais acompanhou na mesma toada e, assim, as negociações nas duas praças passaram a ter por base o valor de R$3,85/kg.

Têm sido poucas, no setor, as vezes em que o frango vivo experimentou alta de preço logo no primeiro dia de negócios da semana. Porque, em geral, às segundas-feiras os compradores se mostram reservados, saindo às compras somente no dia seguinte, após um balanço do movimento e dos estoques de seus clientes.

Como agora são duas as segundas-feiras em que o frango vivo obtém reajuste, fica cada vez mais claro que, independentemente da melhora que possa estar ocorrendo na demanda do produto, a oferta permanece restrita. Como efeito, naturalmente, dos baixíssimos preços obtidos pelos produtores no bimestre abril/maio.

E é preciso mais. Pois ainda que nas avaliações ponta a ponta todos os resultados sejam positivos (em 1 mês, valorização de 6,94% em São Paulo e de 5,48% em Minas; em 1 ano, de 16,67% e 13,24%, respectivamente; e, em relação ao último preço de 2019, valorização de 20,31% no mercado paulista e de 10% no mercado mineiro), na média do ano (primeiros 202 dias de 2020) o valor recebido permanece negativo (quase 1% a menos) em relação a idêntico período de 2019, enquanto os custos de produção se elevaram (média do 1º semestre) mais de 16%.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango no atacado paulista sobe 1,64% nesta terça-feira (29)
Terça-feira (30) termina com estabilidade, novamente, para as cotações no mercado de suínos
Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)