Alemanha estende cercas ao longo da fronteira com a Polônia para evitar a peste suína

Publicado em 13/07/2020 08:48

As cercas ao longo da fronteira germano-polonesa estão sendo ampliadas em esforços intensificados para impedir que a peste suína africana (PSA) se espalhe para a Alemanha por javalis, disseram autoridades alemãs nesta segunda-feira (13).

A cerca de 62 km acrescenta cerca de 240 km de barreiras colocadas ao longo da fronteira - mais da metade de seu comprimento total - pelos estados alemães no início deste ano, depois que a doença PSA foi encontrada em javalis na Polônia, a apenas 15 km de Território alemão.

"À medida que a PSA continua se aproximando da Alemanha, Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental (estado) se prepara intensamente há meses para evitar que o pior dos casos aconteça", disse o ministro da Agricultura do estado, Till Backhaus. "A cerca para proteger contra animais selvagens ao longo da fronteira é outra parte de nossas medidas de prevenção."

A Polônia foi consultada sobre a extensão da cerca e foi acordado construir a pelo menos cinco metros (16,5 pés) da fronteira real dentro do território alemão, disse ele.

A doença do porco, que atingiu fortemente a maior produtora mundial de carne suína da China, teve origem na África antes de se espalhar pela Europa e Ásia. Ele matou centenas de milhões de porcos, enquanto reformulava os mercados globais de carnes e alimentos para animais.

A Alemanha temia uma disseminação da doença depois que os casos foram confirmados em javalis no oeste da Polônia nos últimos meses, com um caso polonês encontrado em janeiro, a apenas 12 km da fronteira com a Alemanha.

Casos também foram confirmados recentemente em cerca de 10 outros países europeus em javalis que se acredita estarem espalhando a doença.

PSA não é perigoso para os seres humanos, mas fatal para os porcos. Alguns países impõem proibições de importação de regiões onde o PSA foi descoberto em javalis, enquanto os principais programas de abate de porcos de criação também podem ser necessários para erradicar a doença.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado