Frango, ovo, milho e inflação no primeiro semestre de 2020

Publicado em 09/07/2020 08:39

Comparativamente à inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), da Fundação Getúlio Vargas – evolução de 7,84% nos últimos 12 meses - apenas o frango vivo encerrou a primeira metade de 2020 com resultado negativo, seu preço recuando de R$3,26/kg entre janeiro e junho de 2019 para R$3,18/kg no mesmo período do corrente exercício.

Sob esse aspecto, ovo e milho – ambos com um índice de evolução de preço muito similar – tiveram bom desempenho, pois valorizaram-se em torno de um terço em relação ao primeiro semestre de 2019. Notar, porém (gráfico abaixo) que os dois produtos perderam fôlego nos últimos meses.

Em relação, especificamente, ao IGP-DI acumulado desde a implantação do real no País, em 1994 – variação de 685% em junho passado – o milho registra incremento de 555% (diferença, a menos, de 130 pontos percentuais , o frango vivo de 490% (195 pontos percentuais a menos) e o ovo de apenas 320% - ou 365 pontos percentuais a menos, o que significa que seus preços tiveram evolução inferior à metade do IGP-DI acumulado.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado