China reduzirá progressivamente as vendas de aves vivas nos mercados

Publicado em 07/07/2020 09:42 e atualizado em 07/07/2020 10:12

No dia 03 de julho a China anunciou que reduzirá progressivamente as vendas de aves vivas nos mercados e toma medidas para acelerar as inspeções nos mercados atacadistas de alimentos. A China também proibiu recentemente a venda e o consumo de animais silvestres, depois que uma recente onda de infecções por COVID-19 foi comercializada em um importante mercado atacadista de alimentos em Pequim.

Acredita-se que o novo coronavírus tenha surgido no final do ano passado em um mercado em Wuhan que abatia e vendia animais vivos.

Em uma coletiva de imprensa, Chen Xu, um funcionário da Administração Estatal de Regulação do Mercado, disse:

"A China restringirá o comércio e o abate de aves vivas, incentivará o abate em massa de aves vivas em locais com certas condições e fechará gradualmente os mercados de aves vivas".

Chen instou os governos locais de toda a China a "fortalecer a supervisão da segurança de alimentos nos mercados atacadistas agrícolas" e "investigar os riscos ocultos de segurança", tomando como exemplo o hotspot de vírus de mercado Xinfadi em Pequim.

"Entende-se que mais de 70% da carne, aves, frutos do mar, frutas e legumes entram no mercado por meio de mercados agrícolas no atacado", afirmou.

O anúncio foi recebido por grupos de direitos dos animais.

Jason Baker, vice-presidente sênior da PETA Ásia, disse:

“Estamos felizes em ver que os mercados de aves vivas estão saindo da China. A PETA espera que a Administração Estatal de Supervisão e Administração de Mercado continue estendendo suas asas e proibindo todos os mercados de animais vivos em todo o país. ”

 

Fonte: Avicultura Industrial

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado