Em um ano, preço da carne de frango sofre baixa de quase 18% no mercado internacional

Publicado em 03/07/2020 09:13

A FAO revisou e atualizou toda a metodologia de acompanhamento de preços das commodities alimentares no mercado internacional. Agora, por exemplo, a base das análises mensais tem como referência o triênio 2014/2016 (anteriormente a base 100 recaia sobre o triênio 2002/2004). A despeito, porém, dessas mudanças, a situação da carne de frango permanece a mesma, ou seja, em contínua queda de preço.

Considerada a nova base de acompanhamento (2014/2016 = 100 pontos), uma das constatações é a de que, desde então, foram raras as vezes em que o preço da carne de frango superou esse índice. Mesmo assim, por margens mínimas. Aliás, o máximo obtido de janeiro de 2017 para cá foi uma valorização de 2% há exatamente um ano, ou seja, em julho de 2019. Com isso, a queda de 17,64% em 12 meses, sobe para mais de 20% se levados em conta os últimos 11 meses.

Analisando os resultados de junho passado, a FAO observa que, junto com a carne de frango (queda de preço de 3,61% em relação ao mês anterior), também a carne bovina viu suas cotações retrocederem (no caso, em 1,06%). E a causa – independente do aumento das importações pela China e Oriente Médio – foi a alta disponibilidade de ambos os produtos por parte dos países exportadores.

Já a carne suína – cujos preços também vinham se deteriorando, a despeito da maior demanda causada pela peste suína africana – obteve ligeira valorização em junho (+0,46%). Mas, conforme a FAO, esse aumento foi impulsionado por uma tímida recuperação dos preços europeus, frente à expectativa de flexibilização das restrições do mercado em razão da Covid-19.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado