Carne de frango pode ter recuado para a 9ª posição na pauta cambial

Publicado em 03/07/2020 09:11

Os dados recém-divulgados pela SECEX/ME sobre o resultado das exportações de junho passado combinados aos dados corrigidos relativos ao período janeiro/maio de 2020 sugerem que a carne de frango, ocupante – no acumulado dos cinco primeiros do ano - da 6ª posição da pauta cambial, pode ter encerrado o primeiro semestre na penúltima posição entre os 10 principais produtos exportados pelo País.

Em outras palavras, a carne de frango in natura – cuja receita cambial no primeiro semestre de 2019 foi suficiente para colocá-la entre os cinco principais produtos brasileiros exportados, encerra o primeiro semestre de 2020 na nona posição, no rol dos “10 mais” à frente apenas do café.

Ressalve-se, entretanto, que esse recuo não se deveu à perda de importância da receita da carne de frango na pauta exportadora. Tanto que o produto mantém, com redução mínima (-1,30%), praticamente o mesmo nível de participação de um ano atrás na receita total da pauta cambial – pouco mais de 2,8%.

O que alterou essa participação foram, em essência, correções na receita do período janeiro-maio dos óleos combustíveis (retificação de 30% no valor originalmente divulgado), do açúcar (correção de quase 20%) e do farelo de soja (aumento próximo de 7%).

De toda forma, a própria receita cambial obtida pela carne de frango in natura em junho também contribuiu para esse rebaixamento. Pois o valor registrado, de pouco mais de US$408 milhões pelos dados preliminares, correspondeu ao mais fraco resultado do setor em quase um ano e meio, ou seja, desde fevereiro de 2019.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado