Seara/JBS de Três Passos (RS) tem até sexta-feira (3) para testar todos os funcionários para Covid-19

Publicado em 01/07/2020 13:45 e atualizado em 01/07/2020 15:35
Decisão da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul ainda obriga a empresa a comunicar a Secretaria Municipal de Saúde sobre os resultados

Em decisão do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (TRT-RS), assinada pelo juiz Ivanildo Vian, ficou decidido que a unidade da Seara/JBS de Três Passos (RS) deve realizar testes para diagnosticar a Covid-19 em todos os funcionários. O prazo para que as amostras para o exame sorológico sejam coletadas é até esta sexta-feira (3), com pena de multa de R$ 100 mil por dia, em caso de descumprimento. A medida judicial vem após o Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS) ter ajuizado Ação Civil Pública.

Além de realizar os testes com verba da empresa, a unidade também fica obrigada a informar os resultados à Secretaria Municipal de Saúde para que os casos possam ser acompanhados. 

No caso de trabalhadores com diagnóstico positivo para a doença, a companhia deve afastar imediatamente o colaborador do posto de trabalho por, no mínimo 14 dias.

O juiz explicita ainda no documento que “a participação de empregados da requerida entre os casos de contaminados é altíssimo, tudo a demonstrar que infelizmente as medidas reconhecidamente já adotadas pela requerida e também pelas autoridades públicas não se mostraram suficientemente eficazes para conter a escalada de contágios. A seguir nesse perigoso caminho logo chegaremos no tão perigoso colapso do atendimento dos casos graves, o que se mostra demasiadamente preocupante”.

O Notícias Agrícolas entrou em contato com a assessoria de imprensa da companhia, mas a JBS ainda não emitiu um posicionamento sobre o caso.

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado