Seara/JBS de Três Passos (RS) tem até sexta-feira (3) para testar todos os funcionários para Covid-19
Em decisão do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul (TRT-RS), assinada pelo juiz Ivanildo Vian, ficou decidido que a unidade da Seara/JBS de Três Passos (RS) deve realizar testes para diagnosticar a Covid-19 em todos os funcionários. O prazo para que as amostras para o exame sorológico sejam coletadas é até esta sexta-feira (3), com pena de multa de R$ 100 mil por dia, em caso de descumprimento. A medida judicial vem após o Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS) ter ajuizado Ação Civil Pública.
Além de realizar os testes com verba da empresa, a unidade também fica obrigada a informar os resultados à Secretaria Municipal de Saúde para que os casos possam ser acompanhados.
No caso de trabalhadores com diagnóstico positivo para a doença, a companhia deve afastar imediatamente o colaborador do posto de trabalho por, no mínimo 14 dias.
O juiz explicita ainda no documento que “a participação de empregados da requerida entre os casos de contaminados é altíssimo, tudo a demonstrar que infelizmente as medidas reconhecidamente já adotadas pela requerida e também pelas autoridades públicas não se mostraram suficientemente eficazes para conter a escalada de contágios. A seguir nesse perigoso caminho logo chegaremos no tão perigoso colapso do atendimento dos casos graves, o que se mostra demasiadamente preocupante”.
O Notícias Agrícolas entrou em contato com a assessoria de imprensa da companhia, mas a JBS ainda não emitiu um posicionamento sobre o caso.