De 28 de maio a 18 de junho 11 novos surtos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade foram notificados em aves comerciais

Publicado em 29/06/2020 10:02

De acordo com relatório divulgado pela Organização Mundial para Saúde Animal (OIE), entre os dias 28 de maio a 18 de junho de 2020, 11 novos surtos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP)  foram notificados em aves comerciais em Taipei, Índia e Hungria. O total de surtos de HPAI em andamento no mundo é de 69. Eles estão distribuídos da seguinte forma: África (19), América (1) e Ásia (49).

No mesmo período, dez novos surtos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) foram notificados em aves selvagens na Índia. O total de surtos de IAAP em andamento nessas populações de aves é de 26. Eles estão distribuídos da seguinte forma: África (11) e Ásia (15).

Durante o período, um total de 210.185 animais foram notificados como perdas na Ásia e na Europa nos surtos em curso e novos, ante 288.153  perdas notificadas no relatório anterior.  

Na África, não foram relatados novos surtos em aves comerciais ou selvagens durante o período. Os surtos contínuos ainda estão presentes na África do Sul e na Nigéria, tanto em aves de capoeira (H5N6 e H5N8) quanto em aves selvagens (H5N8).

No continente americano também não foram reportados novos casos, porém um surto em andamento ainda está presente nos Estados Unidos em aves domésticas (H7N3) desde abril de 2020.

Na Ásia, Taipei relatou 1 novos surto (H5N5) em aves domésticas, Índia 4 novos surtos em aves domesticas (H5N1) e 10 novos surtos em aves selvagens (H5N1). Surtos contínuos ainda estão presentes no Afeganistão, China , Taipei, Índia, Coréia, Filipinas e Vietnã em aves de capoeira (subtipos H5, H5N1, H5N5, H5N6 e H7N9) e Afeganistão, China e Índia em aves selvagens (H5, H5N1, H5N6 e H7N9).

Já na Europa, a Hungria registrou 6 novos surtos em aves domésticas (H5N8).

Fonte: Avicultura Industrial

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado