Frango inspecionado: pesos médios no 1º trimestre, conforme o estado produtor

Publicado em 26/06/2020 08:23

Tomando por base o número de cabeças abatidas e o volume de carne delas decorrente, a tabela abaixo mostra o peso médio registrado pelo frango abatido em 19 estados brasileiros no 1º trimestre de 2020. Os dados abrangem apenas as aves abatidas sob inspeção (federal, estadual ou municipal) e deles não constam as informações relativas a cinco estados mais o Distrito Federal, não reveladas pelo IBGE por se referirem a Unidades Federativas com menos de três estabelecimentos sob inspeção.

Por esses dados constata-se que o peso médio nacional registrado no trimestre, de pouco mais de 2,3 kg por cabeça, sofreu redução próxima de 1% em relação ao mesmo trimestre de 2019. É quase certo, porém, que esse índice tenha sido alcançado ou mesmo superado, pois está claro que o aumento registrado no Piauí, de 22%, não corresponde à realidade (o dado relativo ao 1º trimestre de 2019 é que está distorcido, fato comprovado pela análise do 4º trimestre de 2019 e 1º de 2020). De toda forma, os abates piauienses têm pouca influência nos dados totais (0,94% do volume nacional).

Os pesos registrados apresentaram variação pouco superior a 20% acima e abaixo da média nacional – ponderada, conforme o volume abatido por cada Estado. O máximo (perto de 2,8 kg por cabeça) ocorreu em Rondônia. E o mínimo (1,829 kg/cabeça) foi registrado no Ceará. Como, neste caso, a redução de peso apontada em relação ao mesmo trimestre de 2019 é de mais de 12%, levanta-se novamente a hipótese de erro (desta vez para baixo). Mas, desde o 2º trimestre de 2019 o peso médio registrado no Ceará se mantém, aproximadamente, na mesma faixa atual. Ou seja: se erro ocorreu, foi na base – 1º trimestre do ano passado.

Porém, bem mais significativa – queda de 16,5% - é a redução registrada pelo Espírito Santo. Porém, mais uma vez, supõe-se que o erro (se existir) encontra-se na base, porquanto nos últimos quatro trimestres o peso médio do frango capixaba vem apresentando variações mínimas.

Apenas como curiosidade vale anotar que, 10 anos atrás, no 1º trimestre de 2010, o peso médio extraído dos dados divulgados pelo IBGE foi de 1,893 kg por cabeça abatida. Ou seja: independentemente da redução ocorrida neste ano, em uma década o peso médio do frango aumentou 21,5%, média de, aproximadamente, 2% ao ano.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado