ABCS cria checklist para ajudar suinocultores

Publicado em 25/06/2020 14:30

Com o prolongamento da quarentena, medidas de médio em longo prazo continuam sendo implementadas nos diversos setores do agro. Para a suinocultura não foi diferente. Como forma de atender as medidas de contingência e prevenção contra o Coronavírus (Covid-19), mudanças de hábitos de higiene, desinfecção do ambiente e socialização são os pontos mais reforçados nas orientações repassadas em todos os setores.

Pensando na atual situação mundial e projetando essas orientações para a adoção desses procedimentos, a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), vem elaborando materiais técnicos (e sugerindo a implementação de medidas de monitoramento.

Entre esses materiais que elaboramos, está um checklist voltado para as granjas, com uma lista de itens que foram previamente estabelecidos para comprovar a implementação das ações sugeridas e executadas nas unidades de produção.

Quando falamos em checklist, imaginamos em sistematizar todos os procedimentos, de forma a organizar as ações diárias que devem ser planejadas e executadas, para que se atinja a mitigação de todos os fatores de riscos associados à Covid-19. E assim, otimizar os controles da granja para melhoria do bem-estar de todos os colaboradores no ambiente de trabalho. Trazendo inúmeros benefícios, tais como: segurança, ao conter os passos que precisam ser tomados para a mitigação dos fatores de risco; eficiência, ao se adaptar com a utilização do checklist, as medidas adotadas são introduzidas no cotidiano, o que as tornam mais eficazes; exatidão, o checklist ajuda a gerenciar as ações a serem cumpridas.

Nesse sentido, reunimos todas as informações para ajudar os profissionais da suinocultura a compreenderem os riscos associados à doença e as melhores formas de prevenção, bem como de fornecer ao responsável pela unidade de produção, uma ampla perspectiva do funcionamento dessas medidas sugeridas no ambiente de trabalho, possibilitando a avaliação de quais ações deverão ser aprimoradas na rotina. Click no link e confira:

Modelo de checklist está disponível para download

Acreditamos que desenvolvendo materiais técnicos que auxiliem nas capacitações dos colaboradores, contribuirá com a maneira que lidamos e enfrentamos a doença. “Nós, da ABCS, agradecemos a todos os colaboradores essenciais que continuam realizando as atividades no campo, transporte, indústria e varejo para que a produção de alimentos não seja interrompida em benefício da sociedade brasileira, e da manutenção do abastecimento de alimentos à mesa do consumidor”.  E nesse sentido, queremos continuar disponibilizando materiais para auxiliar nas capacitações aos diversos elos da cadeia produtiva e mitigar os fatores de risco associado ao Coronavírus (Covid-19), salienta a diretora Técnica da ABCS, Charli Ludtke.

Para ter acesso ao material completo da ABCS, confira em abcs.org.br e clique na cartilha em destaque (Coronavírus – Juntos Venceremos).

Acesse também o documento: Cuidados na suinocultura, também elaborado pela associação.

Fonte: ABCS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Doença de Newcastle: após erradicação do caso, tratativas são para a retomada das exportações, principalmente de genética avícola
Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado