Pintos de um dia registram queda na representatividade dos custos de produção de frango no mês de maio

Publicado em 16/06/2020 14:36 e atualizado em 16/06/2020 21:49
Gastos com pintinhos são o segundo maior na lista de custos de produção na avicultura; liderança do setor explica que houve queda de preço do animal em maio

Segundo informações da plataforma Central de Inteligência de Aves e Suínos, da Embrapa, no mês de maio os custos de produção de frango tiveram redução no quesito pintos de um dia, na ordem de 0,35%, em comparação com o mês de abril. Este fator é o segundo que mais pesa no bolso do produtor, representando em maio 14,05% nos custos de produção, atrás somente dos gastos com nutrição animal, que são 71,40% dos custos. 

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Pintos de Corte (Apinco), José Paulo Meirelles Kors explica que a queda do peso nos custos de produção representada pelos pintos de um dia pode ser explicada pela redução dos preços.

"O preço do pintinho estava em torno de R$ 1,60 em abril e caiu para R$ 1,40 em maio em São Paulo, mas esse preço se reflete também nos Estados do sul do país", disse. Além disso, segundo ele, em maio houve uma redução em torno de 4% dos alojamentos.

Em relação à nutrição animal, que em maio representou 71,40% dos custos da avicultura, subiu 0,61% em relação à abril, alta menos expressiva do que os 4,75% de abril, em comparação à março.

Para Kors, em abril houve um pico na alta do farelo de soja e do milho, puxados pelo câmbio, e já em maio, os valores tiveram variações menos evidentes, o que pode explicar os dados detalhados da Embrapa. 

Nos destaques por Estado, os custos de produção subiram mais em Santa Catarina, 1,99% em maio, com a alimentação animal representando 66,21% do total. O Paraná teve leve alta de 0,3% em maio, e o investimento com nutrição das aves representou 70,29%.

Já o Rio Grande do Sul teve queda nos custos de produção com aves no mês de maio, na ordem de 2,88%, e a alimentação dos frangos representou 69,38% dos gastos do avicultor. 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade