Nos últimos 12 meses Brasil produziu perto de 130 milhões de caixas de ovos, aponta IBGE

Publicado em 12/06/2020 08:13

A pesquisa trimestral do IBGE sobre a produção brasileira de ovos de galinha indica que o volume produzido no primeiro trimestre de 2020 superou ligeiramente os 965 milhões de dúzias, resultado que significou aumento próximo de 4% em relação ao mesmo trimestre do ano passado.

Ao contrário, porém, do registrado um ano atrás, a alta deste ano foi influenciada, principalmente, pelos ovos incubáveis. Ou seja: enquanto no primeiro trimestre de 2019 a produção de ovos férteis sofreu ligeira redução, pouco superior a meio por cento, agora registra expansão próxima de 7%. A produção de ovos de consumo, por sua vez, permanece em expansão, mas agora de forma mais moderada: +3,2% no trimestre (um ano atrás, mais de 10%).

De toda forma, essas alterações se encontram restritas ao primeiro trimestre de 2020, porquanto - nos 12 meses encerrados em março passado - o maior índice de aumento – 6,29% - ocorreui na produção de ovos destinados ao consumo humano. Os voltados à incubação registraram aumento de 2,3%.

Pelo IBGE (cujo levantamento exclui os estabelecimentos produtores com menos de 10 mil galinhas), entre abril de 2019 e março de 2020 a produção total de ovos correspondeu a, aproximadamente, 130 milhões de caixas de 30 dúzias, 80,7% delas destinadas ao consumo humano.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Grande do Sul: Secretaria da Agricultura contém foco de doença de Newcastle com agilidade na região de Anta Gorda
Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura volta ainda mais forte
Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade