Avicultores integrados de Cianorte (PR) acertam reajuste com empresa e encerram paralisação

Publicado em 12/05/2020 10:56
Produtores integrados da Avenorte pleiteavam aumento nos preços pagos, e cerca de 1/3 do grupo de avicultores haviam paralisado as atividades desde o dia 6 de maio

Depois de várias tentativas de negociação com a empresa Avenorte para obterem reajuste nos preços pagos, de Cianorte, no Paraná, os avicultores integrados conseguiram fechar um acordo e encerraram a paralisação das atividades de 1/3 do grupo que havia aderido ao movimento desde o dia 6 de maio. 

Segundo José Carlos Spoladore, presidente da Associação Dos Avicultores de Cianorte e integrante da Comissão para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da integração (Cadec), dos nove itens reinvidicados, todos foram atendidos, sendo ajustados por ambas as partes.

>> Leia mais: Avicultores integrados protestam em Cianorte contra preços baixos

>> Leia mais: Avicultores integrados em Cianorte ameaçam paralisar atividades se não houver reajuste

>> Leia mais: 1/3 dos integrados da Avenorte pode paralisar atividades a partir do dia 6
 

"O principal, que é sobre a remuneração, foi acertado que será pago retroativo à data da primeira reunião, em 25 de abril. O valor de R$ 0,2950 centavos/kg pago pelo peso do frango e em outubro vai passar para R$ 0,30 centavos".

Em torno de 110 dos 350 aviário integrados à empresa Avenorte, em Cianorte, no Paraná, ameaçam paralisar as atividades a partir do dia 6 de maio, caso a empresa não concedesse o reajuste nos preços pagos aos avicultores. Pelas estimativas de Spoladore, se cada aviário possuir uma média de 30 mil aves, e 110 aderiram à paralisação, seriam 3,3 milhões de aves a menos para serem abatidas. 

Entretanto, segundo ele, em quatro dias de paralisação (sem contar final de semana, quando não há abate), tento a negociação sido encerrada na segunda-feira (11), os trabalhos da empresa não chegaram a ser prejudicados. 

"Não foi todo mundo que aderiu à paralisação, e tinha aviários que estavam mais atrasados no alojamento, então a empresa puxou os que dava pra puxar pra tapar o buraco. Não parou o abatedouro, ia parar futuramentre, mas a Avenorte analisou e percebeu o problema que poderia dar e resolveram antes". 

 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia