Suíça reporta dois casos de síndrome reprodutiva e respiratória dos suínos (PRRS)

Publicado em 12/05/2020 09:15

O Serviço Federal Veterinário Suíço reportou a Organização Mundial para  Saúde Animal (OIE) dois surtos da síndrome reprodutiva e respiratória dos suínos (PRRS) no país.

De acordo com o relatório da OIE, um suíno de um abrigo de animais no cantão de Neuchâtel havia sido enviado à Clínica de Suínos da Faculdade de Vetsuisse, Universidade de Berna, no sábado, dia 02 de maio, devido apresentando os seguintes sintomas: três semanas de claudicação, articulações carpais inchadas, aumento da temperatura corporal inapetência e vômito.

Na clínica, o animal desenvolveu febre, sintomas respiratórios e petequeias nos ouvidos e no tronco. Na segunda-feira,04 de maio, foram coletadas amostras de sangue, o animal foi sacrificado e enviado à patologia.

Ainda de acordo com o informado pelo Serviço Federal Veterinário Suíço o animal foi mantido na unidade de isolamento da clínica durante todo o período de hospitalização. As amostras de sangue foram enviadas diretamente ao laboratório nacional de referência "Instituto de Virologia e Imunologia (IVI)" e os testes produziram resultados negativos para a peste suína africana e a peste suína clássica. Contudo, as amostras deram positivo para anticorpos contra o vírus da síndrome reprodutiva e respiratória porcina (PRRS), bem como para RNA viral do genótipo 1 (genótipo da UE).

O abrigo de animais de está mantendo outro suíno com cerca de seis meses de idade, que testou positivo para anticorpos contra o PRRS na última sexta-feira. Os dois animais chegaram juntos ao abrigo.

Conforme o relatório, o movimento desses animais foi proibido. Nos próximos dias, também serão testadas explorações que mantêm suínos em um raio de 5 km ao redor do abrigo de animais.

Fonte: Suinocultura Industrial

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia