Exportação de carne de frango dos EUA ultrapassou a marca das 300 mil/t em março

Publicado em 08/05/2020 08:28

Não é fato inédito, porém há um bom tempo (desde outubro de 2018) as exportações de carne de frango dos EUA não chegavam às 300 mil toneladas. De toda forma é fato raro, pois em toda a história do setor isso só foi registrado em sete ocasiões, a maioria delas no início desta década.

Mas, centrando apenas nos números, em março passado a avicultura norte-americana exportou 308.521 toneladas de carne de frango, volume quase 15% maior que o registrado no mesmo mês de 2019 e, também, cerca de 17% superior ao que foi embarcado no mês anterior, fevereiro de 2020.

Com esse resultado o total acumulado no primeiro trimestre do ano situou-se em 842.695 toneladas, aumentando perto de 8% em relação a idêntico período do ano passado. Já o acumulado nos 12 meses encerrados em março de 2020 ficou próximo dos 3,3 milhões de toneladas, aumentando 2,3% em relação a idêntico período anterior.

Cabe perguntar se o aumento registrado neste ano (graças ao resultado de março) foi determinado pelas importações da China, que em novembro do ano passado firmou acordo comercial com os EUA reabrindo suas portas à carne de frango dos EUA.

A resposta é não, já que a participação chinesa nesse aumento foi relativamente pequena. É verdade, neste caso, que ela rompeu uma lacuna que durava quase três anos. Mas suas importações no trimestre corresponderam a apenas 2,5% do total exportado pelos EUA. E como somaram 21.756 toneladas (as do Brasil somaram 176 mil toneladas), colocam a China como o 12º maior importador do produto norte-americano.

Há chances de essa participação se ampliar. À primeira vista a resposta é, também, não. Sobretudo se Trump continuar insistindo que a Covid-19 é mais um produto “made in China”.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia