Peste Suína Africana/OIE: 742 novos surtos foram notificados no mundo entre 10 e 29 de abril

Publicado em 07/05/2020 14:34 e atualizado em 07/05/2020 15:04

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) informou que 742 novos surtos da peste suína africana (ASF, na sigla em inglês) foram notificados no mundo entre os dias 10 e 29 de abril, ante 548 novos verificados no levantamento anterior. Com isso, o número total de surtos em andamento subiu para 7.726, sendo 3.440 somente na Romênia e 2.383 no Vietnã. Dos novos surtos, 651 foram notificados pela Europa e outros 91 na Ásia. A África não reportou novos casos no período. Os dados foram publicados em levantamento quinzenal divulgado nesta quinta-feira.

De acordo com a OIE, surtos novos ou em andamento foram registrados em 23 países. Na Europa, Bulgária, Grécia, Hungria, Letônia, Moldávia, Polônia, Romênia, Rússia, Sérvia, Eslováquia e Ucrânia ainda apresentam a incidência da doença. Na Ásia, China, Indonésia, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Laos, Mianmar, Papua Nova Guiné, Filipinas, Timor Leste e Vietnã têm casos em andamento. Já na África, Costa do Marfim e África do Sul reportam a presença do vírus.

No período de cobertura do levantamento, foram notificadas perdas de 34.556 animais, número bem superior ao reportado no boletim anterior, de 5.024 animais eliminados. A maior parte desse número foi observada na Europa, com abate sanitário de 34.064 animais. Na Ásia, 492 animais foram descartados, enquanto na África nenhum animal foi eliminado em virtude da contaminação com a doença no período.

Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia