MPT-RS firma TAC com frigoríficos da Agrodanieli

Publicado em 06/05/2020 10:28
TAC firmado pelo grupo protege empregados dos frigoríficos e população dos Municípios de Tapejara e Vila Lângaro de exposição ao risco de contágio de Covid-19

A Agrodanieli Indústria e Comércio Ltda firmou, nesta segunda-feira (4/5), Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT), comprometendo-se a garantir a saúde e a segurança de cerca de 2 mil empregados diretos de três unidades frigoríficas do grupo no Estado: Tapejara (Unidades de São Silvestre e São Domingos) e Vila Lângaro. O documento é específico para o contexto de pandemia de Covid-19 e implementa diretrizes de prevenção e combate estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde e por órgãos municipais, estaduais ou federais da área de Saúde.

Dentre as medidas ajustadas, destacam-se a reorganização do fluxo dos trabalhadores, tanto empregados diretos quanto terceirizados, para eliminar aglomerações, especialmente em espaços comuns e nos ambientes refrigerados das fábricas; rodízios e revezamento; escalas de trabalho e distanciamento mínimo entre empregados. No setor produtivo, o distanciamento mínimo, além da instalação de anteparos físicos entre os postos e fornecimento de protetores faciais de acetato (face shields), com troca periódica.

O documento também prevê os períodos de afastamento para suspeitos de Covid-19, limitação de empregados transportados por veículo fretado, realização de testes diagnósticos caso o Sistema Único de Saúde (SUS) não disponha deles no município, e a vacinação trivalente, também gratuita, contra influenza A (H1N1), A (H3N2) e B, de modo a melhor identificar os casos sintomáticos de coronavírus e evitar coinfecções.

A Agrodanieli é a quarta empresa do ramo de frigoríficos a assinar TAC com o MPT no Estado. No início do ano, o frigorífico firmou TAC para regularizar a fábrica de Tapejara, interditada em setembro de 2019, quanto a irregularidades de Ergonomia e segurança do Trabalho. Recentemente, unidades frigoríficas no interior do Estado tiveram surtos de coronavírus, com propagação para a população em geral, o que levou à interdição de uma planta, e a decreto com medidas de prevenção definidas pelo Executivo estadual para o setor. Estima-se que ele empregue mais de 50 mil pessoas no RS. Todos os TACs preveem a cobrança de multas em caso de constatação de descumprimento, reversíveis a entidades beneficentes locais, ou, como no contexto atual de pandemia, a ações de combate e prevenção ao coronavírus no Estado.

Clique aqui para acessar ao TAC.

O TAC foi firmado pela procuradora do MPT em Passo Fundo Priscila Dibi Schvarcz, gerente nacional adjunta do Projeto de Adequação das Condições de Trabalho em Frigoríficos, e Martha Diverio Kruse, responsável pelo acompanhamento do cumprimento do TAC. As Procuradoras do trabalho reconheceram o empenho da empresa, que no final do mês de abril, optou voluntariamente por paralisar as atividades por alguns dias, a fim de realizar procedimento de vigilância ativa e revisar as medidas até então adotadas para prevenir contágios, bem como a interlocução positiva mantida com o MPT. Além disso, destacaram a importância das atividades de pré-triagem e vigilância ativa implementadas pelo SESMT da Unidade, Coordenado pela Supervisora Gleica Negrini, em parceria e de forma articulada com as Secretarias de Saúde dos Municípios da Região.

Também firmaram TAC com o MPT-RS para o combate ao coronavírus: Minuano, BRF e Aurora. Em 15/4, a Companhia Minuano de Alimentos, com sede em Lajeado, firmou TAC com o MPT e o Ministério Público Estadual (MPE). Em 23/4, a BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, e o MPT firmaram TAC - de âmbito nacional - para assegurar medidas de proteção à Covid-19 em todas as unidades de abate e processamento de aves no País. A empresa é uma das maiores do Brasil a adotar providências práticas para minimizar impactos da pandemia no setor. Em 30/4, a Aurora também firmou TAC, garantindo medidas de prevenção contra a doença em suas três fábricas no Estado.

Fonte: Min. Público do Trabalho-RS

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia