Frigorífico Nicolini no RS vai reduzir funcionários em 75% durante 14 dias e produção deve cair 70%

Publicado em 06/05/2020 10:00 e atualizado em 06/05/2020 16:25
Abatedouro de frango, com capacidade produtiva de 300 mil aves/dia, deve passar 14 dias com produção recuada para 90 mil

Na terça-feira (5), o Ministério Público do Trabalho (MPT) do Rio Grande do Sul assinou com o frigorífico processador de frangos Nicolini, de Garibaldi, um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que formalizou um período de três dias de paralisação, iniciando na sexta-feira (8) e redução do número de funcionários da empresa por 14 dias, o que vai impactar na produção. 

De acordo com o MPT-RS, a decisão foi de paralisar o funcionamento nestes três dias para higienização da planta, e a partir de segunda-feira, a empresa deve iniciar a realização de testagem e avaliação clínica dos trabalhadores. Depois de testados, 25% dos colaboradores devem retornar ao trabalho, enquanto 75% só devem retornar às atividades após 14, depois de parrarem por avaliação clínica. 

O retorno dos colaboradores às funções será feito com medidas reforçadas da empresa para evitar a contaminação do quadro funcional pelo coronavírus, como distanciamento de, no mínimo, 1,8m, redução pela metade o embarque de funcionários no transporte fretado, que deve ser higienizado, entre outras.

Segundo o TAC, o descumprimento de qualquer cláusula prevista no acordo motivará aplicação de multa mensal de R$ 30 mil por cláusula descumprida, limitado ao valor de R$ 1 milhão.  

Conforme informações da empresa, representantes da Nicolini permaneceram até por volta de 21h de terça-feira (5) em discussão com o MPT-RS para que se chegasse ao acordo, O afastamento por 14 dias de 75% dos funcionários deve impactar diretamente na produção, normalmente de 300 mil aves por dia, que deve cair para 90 mil, um recuo de 70%. 

O QUE DIZ A EMPRESA


De acordo com nota à imprensa, a Nicolini informou que "deixará de abater frangos apenas sexta feira, 08/Maio, data em que fará a higienização e sanitização do ambiente interno e externo.

E, aproveitará esta sexta-feira para submeter parcela dos empregados assintomáticos aos testes rápidos para detecção de anticorpos.

As atividades seguirão com quantitativo reduzido de trabalhadores por duas semanas.

Quando do retorno dos demais trabalhadores, estes serão submetidos a testes acima citados.

A Nicolini, maior geradora de empregos de Garibaldi, está atendendo a todas as solicitações dos órgãos fiscalizadores e zelando pela saúde de seus trabalhadores através de ações diárias".

 

Por: Letícia Guimarães dos Santos
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia