MP pede fechamento de planta da BRF em Lajeado para conter coronavírus

Publicado em 04/05/2020 13:16

O Ministério Público do Rio Grande do Sul entrou com ação judicial pedindo o fechamento por ao menos 15 dias de duas plantas de processamento de carne no Estado, incluindo uma da BRF, como forma de evitar a propagação do coronavírus e proteger trabalhadores.

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (4), os promotores disseram que buscam aval da Justiça para fechar temporariamente uma unidade da BRF em Lajeado e uma outra operada por uma empresa não listada no mesmo município.

A BRF não respondeu de imediato a um pedido de comentários.

A ação também exige que as empresas sejam obrigadas a limpar e descontaminar as unidades industriais durante o período de suspensão dos trabalhos, incluindo os sistemas de ar-condicionado, veículos próprios e de terceiros, e espaços internos e externos dos frigoríficos.

Ainda não há uma decisão sobre o pedido do Ministério Público estadual.

O pedido de fechamento das plantas, assinado pelo promotor Sérgio Diefenbach, marca mais um movimento para conter a disseminação do vírus em unidades de processamento de carne no Sul do Brasil.

Autoridades sanitárias no Rio Grande do Sul disseram na semana passada que o coronavírus já havia atingido pessoas em ao menos nove unidades de processamento de carne na região, incluindo uma planta da BRF em Marau e uma da JBS em Passo Fundo.

Cerca de 16,3 mil pessoas que trabalham nessas plantas poderiam ter sido expostas a riscos, disseram as autoridades.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia