Austrália oferece ajuda a Papua Nova Guiné no combate a PSA

Publicado em 29/04/2020 08:55

A Austrália está apoiando a ação rápida do governo de Papua Nova Guiné (PNG) para conter um surto de peste suína africana (PSA) detectado na província de Southern Highlands no mês passado. 

Se a doença atingir a Austrália, poderá devastar a indústria de carne suína e prejudicar 2700 produtores.

O ministro da Agricultura, David Littleproud, e a ministra das Relações Exteriores, Marise Payne, disseram que a resposta urgente de várias agências do governo australiano visa retardar a propagação do PSA na Papua Nova Guiné e impedir sua incursão na Austrália.

"Com a confirmação da PSa em nosso vizinho próximo, nossas medidas de biossegurança são mais importantes do que nunca, pois poderiam devastar a indústria de carne suína da Austrália se chegassem aqui", disse o ministro Littleproud.

“Parabenizamos a Papua Nova Guiné por sua ação rápida em resposta ao surto e continuaremos a oferecer apoio à Papua Nova Guiné enquanto ela trabalha para conter esta doença. Meu departamento está fornecendo ao Chief Veterinary Officer da PNG assistência técnica remota, suporte de laboratório e compartilhamento de experiência no trabalho com comunidades remotas para dar suporte à resposta do ASF da agência de quarentena da PNG".

O ministro Payne disse que a Austrália está fornecendo suporte técnico, de comunicação de riscos, logística e coordenação estratégica por meio de nosso programa Pacific Access para Agricultura e Horticultura.

"Estamos ajudando Papua Nova Guiné com assistência técnica através do fornecimento de um veterinário, ajuda a estabelecer um centro local de controle de doenças e fornecimento de apoio logístico no local do surto", disse o Ministro Payne.

"Uma parte essencial de nossa resposta é a implantação de um especialista em comunicação de risco para aumentar a conscientização do público, inclusive através da produção de mensagens direcionadas".

O ministro Payne disse que nosso apoio é de todo o governo, com a Força de Defesa Australiana e a Polícia Federal Australiana trabalhando em estreita colaboração com os colegas da PNG, incluindo o estabelecimento de postos de controle para reduzir a propagação da febre, enquanto o Departamento de Assuntos Internos também está trabalhando com a PNG Governo em relação aos controles de importação. A Austrália também está colaborando estreitamente com a Nova Zelândia e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação em nossa resposta.

Fonte: Suinocultura Industrial

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia