Peste Suína Africana se espalha pela Papua Nova Guiné

Publicado em 24/04/2020 14:00

A peste suína africana (ASF) se espalhou rapidamente por toda a Papua-Nova Guiné (PNG) depois de ser oficialmente registrada no país no final do mês passado. Até então o país nunca havia registrado caso da doença.

O Jornal local, o Post Courier informou nesta sexta-feira (24/04) que houve surtos significativos nas províncias do sul, Hela e Enga.

A Autoridade Nacional de Quarentena e Inspeção de Agricultura do país (NAQIA) proibiu a exportação de suínos e carne suína das três províncias afetadas, e os suinocultores locais estão pedindo mais ações sobre o assunto.

"Perdíamos entre 10 e 20 suínos por dia em cada aldeia desde que a doença foi descoberta", disse o criador local Jill Jackson ao Post Courier.

"Precisamos que autoridades relevantes, como a NAQIA e outras, conduzam mais conscientização sobre esse assunto, assim e sobre como e o que eles podem fazer para ajudar a combater a propagação dessa peste suína africana".

Os suínos são uma mercadoria valiosa, particularmente nas províncias das terras altas da Papua Nova Guiné, e a coincidência com os novos casos COVID-19 cria problemas adicionais para as comunidades.

 

Fonte: Suinocultura Industrial

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia