Tyson Foods fecha planta de suínos em Iowa

Publicado em 17/04/2020 08:25

Uma onda de casos de coronavírus atingiu a unidade de processamento da Tyson Foods em Columbus Junction, Iowa, com 186 funcionários testando positivo para COVID-19. Situado na zona rural de Iowa, o surto representa uma ameaça para o pessoal e as operações da instalação, bem como para os meios de subsistência da comunidade circundante. 

Outras plantas como da Smithfield Food em Dakota do Sul, também foi fechada, devido a problemas de saúde relacionados à pandemia de coronavírus. O presidente e CEO da Smithfield, Kenneth M. Sullivan, disse que esses fechamentos estão "empurrando o país perigosamente para perto do limite em termos do suprimento de carne".

A fábrica da Tyson em Columbus Junction é responsável por 2% da capacidade total de abate do país. A fábrica está fechada desde 6 de abril. A Tyson Foods tentará desviar o gado programado para ser processado na instalação de Columbus Junction para outras plantas que ainda estejam em operação. 

Antes desse surto, a empresa de alimentos estava tomando medidas para proteger os funcionários contra doenças. Além de realizar verificações rotineiras de temperatura, a Tyson Foods relaxou sua política de atendimento para incentivar os funcionários a trabalhar em casa, se estiverem apresentando sintomas. 

Estudos recentes, no entanto, apontaram portadores assintomáticos como também contribuíram para a disseminação do coronavírus. 

Outras fábricas de processamento de carne fecharam temporariamente as operações, levando o Conselho Nacional de Produtores de Carne Suína (NPPC) a emitir uma declaração ao Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) solicitando a compra federal de carne de porco para reduzir o estoque de produtos e evitar o desperdício de alimentos. 

Leia mais:

>> No Brasil, JBS e BRF se preocupam com eventuais contaminações por coronavírus entre funcionários

 

Fonte: Suinocultura Industrial

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia