JBS enfrenta problemas com confirmação de Covid-19 nos EUA e Santa Catarina

Publicado em 15/04/2020 11:04

A JBS USA vai fechar temporariamente a unidade de processamento de carne bovina em Greeley, no Estado do Colorado, até 24 de abril, informou a companhia na segunda-feira, 13. A medida faz parte dos esforços para apoiar a luta contra o coronavírus no Condado de Weld. A JBS é a maior empregadora do condado, com mais de 6 mil funcionários.

A unidade vai operar nos próximos dois dias com uma equipe reduzida para garantir que o produto existente na planta possa ser usado. A empresa disse que continuará pagando os membros de sua equipe durante o período em que a fábrica ficar fechada.

“Embora a unidade de carne bovina de Greeley seja crítica para o suprimento de alimentos dos EUA e para os produtores locais, a disseminação contínua de coronavírus no Condado de Weld exige uma ação decisiva”, disse em comunicado André Nogueira, CEO da JBS USA.

Até o momento, o Condado de Weld tem quase 740 casos da doença. A JBS USA disse que também vai fornecer recursos para a compra de equipamentos de proteção individual para socorristas e trabalhadores essenciais da cidade, pagar por testes para socorristas e doar US$ 90 mil à Greeley Personal Isolation Facility, uma instalação para abrigar pacientes em recuperação.

Além disso, informou que vai comprar 1 mil kits de teste para moradores de baixa renda do condado que não possuem plano de saúde.

Casos confirmado em funcionários de unidade catarinense

 A unidade da JBS em Ipumirim (SC) registrou dois casos de funcionários com covid-19, segundo informou a prefeitura de Concórdia. Eles estão internados na cidade, distante 33 quilômetros de Ipumirim. Procurada, a JBS não comentou e não confirmou os casos.

 A prefeitura de Ipumirim não confirmou se as pessoas contaminadas pelo novo coronavírus trabalham na JBS, mas o prefeito Volnei Antonio Schmidt publicou no site da prefeitura uma nota na terça, dia 13, falando de contaminações na cidade e pedindo a ajuda da população para prevenir o avanço da doença.

“Não é momento de pânico, mas é preciso cautela sim. Infelizmente, o vírus se instalou em nosso município (…). Todos estamos suscetíveis à infecção”, diz. Na nota, o prefeito afirma que “a administração está contatando gerentes das empresas locais para ouvir “quais ações poderão ser intensificadas a partir de agora para aumentar a proteção dos funcionário”.

Desde o início da crise do novo coronavírus, a JBS vem informando que caso um de seus colaboradores teste positivo para covid-19 “a empresa prestará imediato atendimento e total apoio a ele e seus familiares, até seu pronto restabelecimento”. A JBS tem dito ainda que, “nesse período, o colaborador será afastado de suas atividades”. Além disso, o protocolo para eventuais casos, segundo a empresa, inclui a total desinfecção das áreas comuns e do local em que o profissional trabalha.

A JBS também tem declarado que desde o início da covid-19 no Brasil toma “as medidas para garantir a máxima segurança e prevenção da saúde seus colaboradores”, seguindo as determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.

Fonte: Avicultura Industrial

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia