JBS enfrenta problemas com confirmação de Covid-19 nos EUA e Santa Catarina
A JBS USA vai fechar temporariamente a unidade de processamento de carne bovina em Greeley, no Estado do Colorado, até 24 de abril, informou a companhia na segunda-feira, 13. A medida faz parte dos esforços para apoiar a luta contra o coronavírus no Condado de Weld. A JBS é a maior empregadora do condado, com mais de 6 mil funcionários.
A unidade vai operar nos próximos dois dias com uma equipe reduzida para garantir que o produto existente na planta possa ser usado. A empresa disse que continuará pagando os membros de sua equipe durante o período em que a fábrica ficar fechada.
“Embora a unidade de carne bovina de Greeley seja crítica para o suprimento de alimentos dos EUA e para os produtores locais, a disseminação contínua de coronavírus no Condado de Weld exige uma ação decisiva”, disse em comunicado André Nogueira, CEO da JBS USA.
Até o momento, o Condado de Weld tem quase 740 casos da doença. A JBS USA disse que também vai fornecer recursos para a compra de equipamentos de proteção individual para socorristas e trabalhadores essenciais da cidade, pagar por testes para socorristas e doar US$ 90 mil à Greeley Personal Isolation Facility, uma instalação para abrigar pacientes em recuperação.
Além disso, informou que vai comprar 1 mil kits de teste para moradores de baixa renda do condado que não possuem plano de saúde.
Casos confirmado em funcionários de unidade catarinense
A unidade da JBS em Ipumirim (SC) registrou dois casos de funcionários com covid-19, segundo informou a prefeitura de Concórdia. Eles estão internados na cidade, distante 33 quilômetros de Ipumirim. Procurada, a JBS não comentou e não confirmou os casos.
A prefeitura de Ipumirim não confirmou se as pessoas contaminadas pelo novo coronavírus trabalham na JBS, mas o prefeito Volnei Antonio Schmidt publicou no site da prefeitura uma nota na terça, dia 13, falando de contaminações na cidade e pedindo a ajuda da população para prevenir o avanço da doença.
“Não é momento de pânico, mas é preciso cautela sim. Infelizmente, o vírus se instalou em nosso município (…). Todos estamos suscetíveis à infecção”, diz. Na nota, o prefeito afirma que “a administração está contatando gerentes das empresas locais para ouvir “quais ações poderão ser intensificadas a partir de agora para aumentar a proteção dos funcionário”.
Desde o início da crise do novo coronavírus, a JBS vem informando que caso um de seus colaboradores teste positivo para covid-19 “a empresa prestará imediato atendimento e total apoio a ele e seus familiares, até seu pronto restabelecimento”. A JBS tem dito ainda que, “nesse período, o colaborador será afastado de suas atividades”. Além disso, o protocolo para eventuais casos, segundo a empresa, inclui a total desinfecção das áreas comuns e do local em que o profissional trabalha.
A JBS também tem declarado que desde o início da covid-19 no Brasil toma “as medidas para garantir a máxima segurança e prevenção da saúde seus colaboradores”, seguindo as determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.