Carne de frango: potencial estimado para o 1º trimestre de 2020 tem aumento anual de 4%

Publicado em 14/04/2020 08:15

Projeções efetuadas pelo AviSite indicam que no primeiro trimestre de 2020 a avicultura de corte contou com uma capacidade instalada capaz de produzir 3,7 milhões de toneladas de carne de frango. Tal potencial corresponde a um aumento de pouco mais de 4% sobre idêntico período do ano passado, ocasião em que, pelos parâmetros adotados, foi possível produzir volume ligeiramente superior a 3,5 milhões de toneladas.

A capacidade instalada tem como base o alojamento interno mensal de pintos de corte (levantamento da APINCO), em relação ao qual é estimada viabilidade média de 96% e abate aos 42 dias de idade. Tem-se, então, a indicação do volume de frangos abatidos mensalmente e que, no primeiro trimestre de 2020, somaram quase 1,6 milhão de cabeças, 4,18% a mais que nos três primeiros meses de 2019.

Para, a partir daí, projetar-se o potencial de produção de carne de frango adotou-se, como parâmetro do peso médio por cabeça abatida, os valores divulgados pelo IBGE nos levantamentos trimestrais dos abates realizados em estabelecimentos sob inspeção. E uma vez que, da parte do IBGE, os dados relativos ao primeiro trimestre só estarão disponíveis em junho próximo, adotou-se para o período a média anual registrada em 2019 – 2,334 kg por cabeça abatida.

Tem-se, então, uma projeção do potencial instalado mensalmente e que, no primeiro trimestre de 2020, aumentou 4,15% nominalmente e 3% em valores reais, visto estarmos em ano bissexto.

Sob esse aspecto, o acumulado em 12 meses não apresenta grande variação, pois o incremento nominal de 5,43% cai menos de 0,3 ponto percentual, para 5,15%.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia