EUA voltam a registrar caso de Influenza Aviária de alta patogenicidade

Publicado em 13/04/2020 08:23 e atualizado em 13/04/2020 11:54

Exames efetuados após aumento de mortalidade detectaram a presença da cepa H7N3 do vírus da Influenza Aviária em lote de criação comercial de perus em granja do condado de Chesterfield, estado da Carolina do Sul, nos EUA. Trata-se do primeiro caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (HPAI, na sigla em inglês) confirmado na avicultura norte-americana desde 2017.

Conforme comunicado expedido pelo Serviço de Inspeção da Sanidade Animal (APHIS) do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), tudo indica que o sorotipo isolado decorre de uma mutação de cepa de baixa patogenicidade encontrada recentemente na avicultura da região.

De acordo com notificação encaminhada à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), o problema afetou um lote de pouco mais de 34 mil perus, cerca de 5% dos quais registrou mortalidade inesperada. Detectada a origem, todo o lote remanescente foi submetido a sacrifício sanitário.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia