Pintos de corte: produção real aumentou 3% no quadrimestre encerrado em fevereiro/20

Publicado em 09/04/2020 08:24

Os dados mensais da APINCO apontam que em fevereiro passado foram produzidos no Brasil 534,2 milhões de pintos de corte, volume 5,41% superior ao registrado no mesmo mês de 2019. Cabe lembrar, entretanto, que 2020 é ano bissexto. Assim, o aumento real observado neste último fevereiro, com um dia a mais, foi de apenas 1,78%.

Com essa produção, o acumulado no primeiro bimestre do ano ultrapassa ligeiramente 1,1 bilhão de cabeças, resultado que representa, nominalmente, aumento de 4,3%. Mas considerado o dia adicional de fevereiro, o volume adicional – de pouco mais de 45,7 milhões de cabeças – cai para cerca de 2,5%.

A maior variação é observada no acumulado dos últimos 12 meses: perto de 6,5 bilhões de cabeças, volume quase 6,5% superior ao dos 12 meses imediatamente anteriores. Porém, como deixa claro o gráfico abaixo, o índice é elevado em decorrência da baixa produção registrada em vários meses de 2018, como reflexo da greve dos caminhoneiros.

Isso considerado, constata-se, por exemplo, que o volume produzido entre novembro de 2019 e fevereiro de 2020 ficou apenas 3% acima do registrado em idêntico quadrimestre anterior. Aliás, ajustada para mês de 30 dias, a produção de fevereiro passado recuou cerca de meio por cento em relação ao mês de janeiro/20.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia