PSA chega a Papua Nova Guiné

Publicado em 03/04/2020 14:35

A Autoridade Nacional de Quarentena e Inspeção de Agricultura (NAQIA) da Papua Nova Guiné reportou a OIE quatro surtos de Peste Suína Africana (PSA). Esta é a primeira vez que o vírus é detectado no país.

De acordo com o relatório divulgado pela OIE, 396 suínos foram mortos pelo vírus que foi relatado pela primeira vez pelo Provincial Livestock Officer, com sede na cidade de Mendi, em 5 de março. Os sintomas clínicos foram principalmente mortes súbitas com alguns suínos.

A NAQIA enviou uma equipe de investigação em 11 de março de 2020, composta por um veterinário, um epidemiologista e uma equipe de laboratório apoiada por oficiais locais de gado da província. Foram investigados cinco animais através de coleta de sangue e soros  que foram submetidos inicialmente ao kit de teste rápido de anticorpos para a peste suína africana.

Um suíno morto foi submetido a exame post-mortem e amostras de tecido foram coletadas. Dois em cada quatro animais apresentaram positivo no kit de teste rápido. As amostras foram enviadas para o Laboratório Veterinário em Port Moresby.

Ainda não se sabe a origem do surto no país e medidas de contenção estão sendo aplicadas para evitar a disseminação do vírus.

 

Fonte: Suinocultura Industrial

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia