Receita aumenta, mas carne de frango perde duas posições na pauta cambial

Publicado em 03/04/2020 08:04

Embora sua receita cambial neste ano esteja mais de 8% acima da obtida no mesmo período de 2019, a carne de frango perdeu duas posições na pauta cambial, caindo do quinto posto há um ano para a sétima posição em 2020.

Isso ocorre porque, além da carne bovina vir obtendo receita maior que a de frango, um componente novo passou a integrar a lista dos 10 principais produtos exportados pelo Brasil: os óleos combustíveis. Que, graças a um aumento de 180% na receita, subiram da décima segunda para a quarta posição no primeiro trimestre deste ano.

Apesar da queda, a carne de frango não faz papel feio. Pois o aumento de 8,34% acumulado nos três primeiros meses de 2020 fez com que sua receita ficasse muito próxima do bilhão e meio de dólares, desempenho que também elevou a participação da carne de frango na pauta cambial de 2,7% para cerca de 3% - incremento de 10,66%.

Papel melhor, porém, vem sendo desempenhado pelas três carnes em conjunto. Juntas, elas já acumulam faturamento superior a US$3,5 bilhões, 22,76% a mais que no mesmo período do ano passado. Com isso, sua participação na pauta cambial aumentou mais de 25% e agora representa mais de 7% do toda a receita obtida pelo País com exportações.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia