Desempenho do frango (vivo e abatido) na 13ª semana de 2020, quarta de março

Publicado em 30/03/2020 08:30

O frango vivo comercializado no interior paulista completou a quarta semana de março, décima terceira de 2020, com o preço inalterado (há mais de 15 dias) em R$3,25/kg, valor 1,55% e 1,24% superior às médias mensais de fevereiro passado e de março de 2019.

Mas valor e índices de ganho são totalmente ilusórios. Porque a cotação vigente permanece apenas como um referencial, sobre o qual incidem descontos que variam conforme os interesses dos compradores.

A questão maior, no entanto, é que não há compradores. Ou seja: as vendas de aves vivas estão estagnadas. E não porque seja final de mês: o problema todo se concentra na paralisação do mercado em decorrência da quarentena imposta pela Covid-19.

A mesma situação se aplica ao frango abatido. Cujo mercado, na semana passada, teve momentâneo lampejo de reação em função da reposição de estoques, mas encerrou o período com preços inferiores aos do final da semana anterior.

A virada de mês, nesta semana, não altera as perspectivas do setor, pois agora – e por um bom tempo – haverá menos salário no mercado.

É verdade, neste caso, que o frango ainda conta com a preferência do consumidor – mas devido ao preço mais atrativo em relação às demais carnes. Porém – considerado o alto e sempre crescente custo de produção – fica a questão: até quando a indústria do frango conseguirá assegurar o pleno abastecimento do mercado?

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia