Ovos de consumo: produção paulista chega pela 1ª primeira vez ao bilhão de dúzias

Publicado em 26/03/2020 09:21

Os dados do IBGE divulgados na semana passada apontaram que em 2019 a produção brasileira de ovos de galinha superou a marca dos 3,8 bilhões de dúzias, totalizando pouco mais de 46 bilhões de unidades.

Desse total, 81% estiveram representados por ovos de consumo, distribuindo-se os restantes 19% entre ovos destinados à incubação.

Na tabela abaixo estão relacionadas, segundo o volume de produção anual, 25 Unidades Federativas apontadas pelo IBGE. Ou seja: estão ausentes Amapá e Maranhão, porquanto o levantamento efetuado só abrange estabelecimentos com, no mínimo, 10 mil poedeiras. O que significa, também, que os números divulgados não correspondem à produção total brasileira.

De toda forma, os percentuais relativos à distribuição da produção refletem bem de perto o status do setor de postura. Assim, quase um terço da produção nacional (32,25% do total) provém do Estado de São Paulo que – pela primeira vez nos levantamentos do IBGE – ultrapassou a marca do bilhão de dúzias de ovos de consumo.

Entre as 25 UFs relacionadas, apenas quatro – Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas e Distrito Federal – apresentaram redução de produção em relação a 2018. Por outro lado, chama a atenção o fato de o Rio de Janeiro ter aumentado sua produção em mais de 260%. Talvez tenha ocorrido, aqui, algum equívoco na compilação dos dados publicados.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: estabilidade domina as cotações nesta segunda-feira (29)
Estabilidade prevalece nesta segunda-feira (29) para as cotações no mercado de suínos
Perto de julho chegar ao fim, exportações de carne de frango ainda não 'empataram' com os resultados de julho do ano passado
Carne suína exportada até a 4ª semana de julho supera dados de julho do ano passado com tranquilidade
Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia