Preço dos ovos evoluem muito abaixo do seu principal insumo

Publicado em 20/03/2020 08:36

A forte elevação de preços na comercialização da caixa de ovos brancos no mercado paulista tem proporcionado novos recordes e cotações acima de R$100,00. Ou seja, os produtores de ovos nunca foram tão bem remunerados na comercialização do seu produto.

Realmente, os preços recebidos são os melhores de todos os tempos, mas não estão se traduzindo em aumento de receita efetiva para os avicultores.

Isso porque no acumulado do ano, embora o ovo esteja evoluindo quase 9 pontos percentuais acima da sua principal matéria-prima na comparação com o mesmo período do ano passado, no médio e longo prazo, as perdas são gritantes.

É o que se constata no acompanhamento da evolução da caixa de ovos e dos dois principais insumos utilizados na alimentação das aves, o milho e o farelo de soja, num período de 5 e 10 anos.

Enquanto o ovo obteve aumento de 45% em um quinquênio, o milho e o farelo de soja aumentaram 87% e 25%, respectivamente. Já em um período de 10 anos, o ovo alcança evolução próxima de 130%, novamente bem melhor que a do farelo de soja, porém, extremamente inferior à sua principal matéria-prima, o milho, que chegou a quase 200%.

Fonte: OvoSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Carne suína do Paraná chega a 70 países; exportações têm 2º melhor 1º semestre da história
Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia
Ovos/Cepea: Com sobra nas granjas, preço segue em queda
Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)