Cartilha traz recomendações básicas para pequenos criadores de aves

Publicado em 10/03/2020 10:39 e atualizado em 10/03/2020 17:10

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Embrapa produziram uma cartilha com orientações básicas para pequenos criadores de aves (até mil animais) e que destinam suas aves, produtos e subprodutos somente a comércios locais intramunicipais e municípios adjacentes. 

A publicação, denominada “Recomendações básicas de biosseguridade para pequena escala de produção avícola” traz recomendações como a manutenção de edificações teladas e cercadas e de ambiente limpo; o manejo preventivo com aves vacinadas; a utilização de roupas e calçados limpos e o fornecimento de água e ração de qualidade para a aves. 

As medidas foram propostas e discutidas por um grupo de colaboradores em reunião técnica realizada em setembro e outubro de  2019, na Embrapa Agroindústria de Alimentos, no Rio de Janeiro, com Auditores Fiscais Federais Agropecuários da Divisão de Sanidade das Aves do Departamento de Saúde do Animal (DSAv/CAT/CGSA/DSA/SDA/MAPA), Embrapa, Órgãos Executores de Sanidade Agropecuária, instituições de Ensino, setor privado e outros. 

O desafio do grupo foi estabelecer recomendações de âmbito nacional perante a diversidade produtiva e regional, em função das múltiplas fontes de risco sanitário presentes na avicultura. As recomendações de biosseguridade foram selecionadas de acordo com o consenso do grupo, na busca de boas práticas apropriadas à pequena escala de produção. 

O download da publicação pode ser feito aqui.   

Os procedimentos para registro, fiscalização e controle sanitário dos estabelecimentos avícolas de reprodução, comerciais e de ensino ou pesquisa com mais de mil aves, ou com até mil aves, mas que comercializam suas aves, produtos e subprodutos para fora do limite dos municípios adjacentes, estão descritos na Instrução Normativa Mapa no 56, de 4 de dezembro de 2007 e não estão contemplados neste manual. 

Para maiores informações consulte a página do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA).  

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24
Média diária exportada de carne de frango tem ganho 50,1% até a 3ª semana de novembro/24
Ovos/Cepea: Vendas crescem no atacado, mas preços seguem estáveis
Mercado de frango apresenta firmeza nos preços, mas poder de compra dos avicultores cai com alta do milho
Carcaça suína especial registra alta e chega a R$ 15,10/kg; arroba CIF se mantém estável em R$ 190,00
undefined