Desempenho exportador das carnes na primeira semana de março

Publicado em 10/03/2020 08:48 e atualizado em 10/03/2020 17:32

Em comparação ao mês anterior, março de 2020 está sendo aberto com exportações de carnes que – pela receita cambial – registram queda de 1,6% no valor médio diário. Ainda, porém, que essa defasagem possa aumentar, apresenta por ora importância mínima. Porque, em essência, o mês tem três dias úteis a mais que fevereiro passado.

Ou quatro dias úteis a mais, se a base de comparação for março de 2019 (mês do Carnaval no ano passado). Assim, se pela média diária o resultado atual é 10,5% superior, esse índice tende ser significativamente maior quando a análise envolver o mês cheio, não a média diária.

Essa possibilidade, aliás, fica clara quando se projeta – a partir dos primeiros embarques do mês – os possíveis volumes mensais das carnes bovina, suína e de frango.

A carne suína pode superar as 77 mil toneladas, registrando incrementos de 33% e 63% sobre, respectivamente, o mês anterior e o mesmo mês de 2019.

A carne bovina sinaliza embarques não inferiores a 125 mil toneladas, volume que, se atingido, corresponderá a aumentos de 13% sobre fevereiro passado e de 5,5% sobre março do ano pas-sado.

Por fim, projeta-se para a carne de frango volume próximo das 385 mil toneladas. Que, uma vez consolidada, significará expansão de 18% e 21% sobre, respectivamente, fevereiro último e mar-ço de 2019.

Eventualmente, a média diária atual poderá sofrer alguma diluição no decorrer do mês. Ainda assim prevalece a tendência de aumento dos embarques das três carnes.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24
Média diária exportada de carne de frango tem ganho 50,1% até a 3ª semana de novembro/24
Ovos/Cepea: Vendas crescem no atacado, mas preços seguem estáveis
Mercado de frango apresenta firmeza nos preços, mas poder de compra dos avicultores cai com alta do milho
Carcaça suína especial registra alta e chega a R$ 15,10/kg; arroba CIF se mantém estável em R$ 190,00
undefined