Isenções tarifárias na China aumentam embarques de aves dos EUA

Publicado em 06/03/2020 12:43

Os produtos de frango dos EUA estão entrando na China sem tarifas de retaliação depois que Pequim tornou as aves elegíveis para isenções de impostos extras, informaram embarcadores e um grupo do setor na quinta-feira.

O alívio adicional de tarifas pode ajudar a China a cumprir as promessas de aumentar significativamente as compras de produtos agrícolas americanos como parte de um acordo comercial inicial assinado em janeiro. US empresa de frango Tyson Foods Inc ( TSN.N ) disse que tinha embarques de frango já vi subir como resultado.

A China disse no mês passado que concederia isenções de direitos retaliatórios a 696 produtos dos EUA, como parte dos esforços para facilitar a guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.

As aves domésticas dos EUA não eram elegíveis para isenções até esta semana, disse Jim Sumner, presidente do grupo comercial USA Poultry and Egg Export Council. Os importadores da China pediram e receberam isenções do imposto retaliatório de 30%, que Pequim reduziu recentemente de 35%, disse ele.

"Agora temos produtos entrando sem tarifas de retaliação", disse Sumner.

Fornecedores globais de carne e aves estão competindo por vendas para a China, onde um surto da doença suína fatal na África suína encolheu o rebanho de suínos em mais de 40% e aumentou a necessidade de importações.

Pequim suspendeu quase cinco anos a proibição de importações de carne de frango dos EUA em novembro, uma medida que o Representante Comercial dos EUA disse na época que levaria a mais de US $ 1 bilhão em remessas anuais para a China.

"Estamos em igualdade de condições com os outros fornecedores de aves da China", disse Sumner. "Eles sabiam que não era do seu interesse ter esse imposto, o que poderia ter impedido as importações".

A Tyson Foods disse que foi encorajada pela decisão da China de fornecer isenções tarifárias ao frango.

"Muitos de nossos clientes na China já se qualificaram, aumentando nossos embarques de frango por lá", disse a Tyson Foods em um email.

Sanderson Farms Inc ( SAFM.O ) disse na semana passada que, desde a proibição foi levantada, tinha enviado para a China ou recebeu pedidos de clientes na China há cerca de 18 milhões de libras de produtos de frango. Isso incluiu 137 cargas de carne escura e 283 cargas de pés de galinha, disse o presidente-executivo Joe Sanderson em uma teleconferência.

Os problemas de logística associados ao surto de coronavírus na China diminuíram depois de interromper temporariamente os embarques de carne.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ovos/Cepea: Cotações iniciam 2025 em baixa
Frango/Cepea: Boas vendas sustentam preços neste início de ano; exportação é recorde em 2024
Santa Catarina bate recorde na exportação de carnes em 2024
Cotações do frango resfriado ou congelado em São Paulo sobem nesta quinta-feira (9)
Preços no mercado de suínos ficam mistos nesta quinta-feira (9), mas com estabilidade predominando
Suinocultura independente: bolsas nesta quinta-feira (9) mostram preços estáveis
undefined