Exportação de carne de frango do Brasil avança 10% em fevereiro com impulso da China

Publicado em 05/03/2020 16:04

SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de carne de frango do Brasil avançaram 10% em fevereiro na comparação anual, impulsionadas por nova alta nos embarques para a China, disse nesta quinta-feira a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

De acordo com a entidade, 348,4 mil toneladas do produto (in natura e processado) foram exportadas no mês passado, gerando receita de 553,8 milhões de dólares, um aumento de 5,2% em relação a igual período de 2019.

A China sozinha adquiriu 115,4 mil toneladas de carne de frango brasileira em fevereiro, um crescimento de 59% no ano a ano, destacou a ABPA em comunicado, ressaltando que a epidemia de coronavírus e a consequente extensão do feriado de Ano Novo Lunar não reduziram a demanda do país asiático.

"Ao contrário, houve um impulso pouco comum para o período. Os impactos na peste suína africana continuam a ditar o comportamento deste mercado, assim como em outros países asiáticos", afirmou o presidente da ABPA, Francisco Turra.

Desde que foi inicialmente detectada, em meados de 2018, a peste suína africana já dizimou o plantel de porcos da China, maior do mundo, e alavancou a demanda do país por proteínas importadas. A doença, inofensiva para humanos mas fatal para suínos, também afetou outros países da Ásia.

Dessa forma, o diretor-executivo da ABPA, Ricardo Santin, destacou a consolidação do continente como principal destino da carne de frango do Brasil. Além da China, nações como Coreia do Sul (+12,5% no bimestre), Cingapura (+49%) e Filipinas (+104%) também incrementaram as aquisições do produto brasileiro.

O resultado positivo acompanha o crescimento de 25% nas exportações de carne suína do Brasil, cujo balanço foi divulgado na véspera pela ABPA.

(Por Gabriel Araujo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com sazonalidade e feriados, cotação do frango no atacado paulista registra avanço de 9,4% na primeira quinze de novembro/24
Volume exportado de carne suína alcança 59,4 mil toneladas até a terceira semana de novembro/24
Média diária exportada de carne de frango tem ganho 50,1% até a 3ª semana de novembro/24
Ovos/Cepea: Vendas crescem no atacado, mas preços seguem estáveis
Mercado de frango apresenta firmeza nos preços, mas poder de compra dos avicultores cai com alta do milho
Carcaça suína especial registra alta e chega a R$ 15,10/kg; arroba CIF se mantém estável em R$ 190,00
undefined