Ovo x Milho: em fevereiro, produtor de ovos obteve forte recuperação em seu poder de compra

Publicado em 04/03/2020 11:38

Em fevereiro o preço médio dos ovos brancos (granja, interior paulista, caixa com 30 dúzias) obteve valorização mensal próxima de 45%. Em relação a fevereiro do ano passado também houve expressiva valorização. O Produtor de milho, por sua vez, obteve valorização mensal ínfima, de não mais que 0,2%. De toda forma, em doze meses, a evolução alcançou 22,4%.

Assim, com os altos índices de aumento alcançados na comercialização da caixa de ovos brancos em relação ao valor de aquisição da saca de milho, houve sensível melhora no poder de compra do avicultor: enquanto em janeiro foram necessárias 14,5 caixas de ovos para adquirir a tonelada de milho, em fevereiro o volume necessário foi de apenas 10 sacas, significando expressiva melhora de 44,5% no poder de compra do avicultor em relação a sua principal matéria-prima.

Em doze meses o incremento no poder de compra foi menor, alcançando quase 10%. Já na comparação com a média histórica dos últimos 10 anos, a melhora no poder de compra do avicultor foi pequena, de apenas 2,3%. Isso porque o histórico do período aponta que a necessidade média alcança 10,3 caixa de ovos.

Por ora, os preços médios de ambos os produtos nos primeiros dias de março apontam leve piora no poder de compra do avicultor.

Fonte: OvoSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sorologia confirma sanidade de suínos na Bahia
Ovos/Cepea: Com sobra nas granjas, preço segue em queda
Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle