Desempenho do frango vivo em fevereiro e no primeiro bimestre de 2020

Publicado em 02/03/2020 08:21

Em fevereiro, após permanecer por meses como simples balizadora de preços do produto, a cotação do frango vivo apresentou maior compatibilidade com o mercado real, pois - ainda na primeira quinzena do mês - as negociações desenvolvidas no interior paulista voltaram a encontrar um ambiente de demanda. A ponto de romperem uma estabilidade que já durava 15 dias e propiciarem dois reajustes, praticamente consecutivos, de 10 centavos cada.

Não representou ganho, é verdade. Pois a cotação de R$3,30/kg que vigorou a partir do dia 13 de fevereiro e fechou o mês de fevereiro correspondeu, somente, ao retorno à mesma cotação vigente em 2019 por quase 150 dias, entre os dias 18 de junho e 7 de novembro. De toda forma, representou um aumento, o primeiro de 2020.

Não se pode ignorar, no entanto, que parte da reação observada no mês foi impulsionada por um aumento de procura antecedente ao Carnaval, ocasião em que o varejo se estoca para minimizar os problemas logísticos típicos do período. Aponta nessa direção o fato de, mal iniciada a Quaresma, a cotação registrada – embora inalterada – voltar a sofrer descontos.

O início do terceiro mês do ano – aquele em que o País volta a deslanchar – cria, senão novas expectativas, a esperança de que a demanda continue dando sustentação à oferta atual. Porém, é oportuno lembrar que nos encontramos no período do ano normalmente mais crítico para a comercialização – o da Quaresma. Assim, as próximas seis semanas (a Páscoa é comemorada em 12 de abril) podem apresentar desafios.

Ou não. Pois em 2019 foi ao final do período de Quaresma que o frango vivo, tanto em São Paulo como em Minas Gerais, alcançou os melhores preços de 2019. Ou seja: boas surpresas ainda podem ocorrer.

E é preciso que ocorram. Pois, sob condições de produção extremamente opostas às de um ano atrás, o frango vivo encerrou o primeiro bimestre de 2020 com um valor médio – R$3,20/kg – inferior ao que foi registrado no ano passado entre os meses de março e novembro. Aliás, o preço do bimestre se mantém aquém das médias anuais (deflacionadas) registradas em 2013, 2016 e 2019

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Órgão mundial de saúde animal pede controles mais rígidos da gripe aviária após morte nos EUA
Cotações mistas para o mercado do frango nesta quarta-feira (8)
Suínos: quarta-feira (8) dá continuidade ao movimento de queda nas cotações
Exportações de ovos totalizam 18,4 mil toneladas em 2024
Órgão mundial de saúde animal pede controles mais rigorosos contra gripe aviária após morte nos EUA
MS: Imasul publica portaria que padroniza controle ambiental na suinocultura
undefined