Preços do frango abatido registram lenta recuperação em fevereiro
Analisado curto espaço de tempo – por exemplo, pouco mais de duas semanas – em fevereiro o frango abatido resfriado vem apresentando excepcional valorização, pois entre os dias 5 e 21 sua cotação registrou incremento próximo de 12%.
Considerados, porém, os níveis de comercialização registrados na abertura de 2020 conclui-se que a recuperação vem sendo lenta. Haja vista ao preço alcançado no final de janeiro passado, quase um quarto menor que o do início do ano.
De toda forma, o desempenho em fevereiro de 2020 vem sendo melhor que o de um ano atrás, em especial porque, mesmo iniciada a segunda quinzena, os preços não retrocederam como de hábito. Assim, até aqui, o valor médio registrado na segunda quinzena se encontra quase 8% acima do que foi alcançado no mesmo período de 2019.
Naturalmente, boa parte dessa estabilidade é devida ao Carnaval, em relação ao qual houve antecipações que ajudaram a preservar os preços. Porém, frente à chegada da Quaresma, dever-se-ia contar com o retrocesso dos preços.
É pouquíssimo provável que isso venha a acontecer. E o que faz diferença, neste ano, é que faltam apenas três dias para o encerramento do mês. Quer dizer: março – quando o País começa, enfim, a colocar todas as suas engrenagens em funcionamento – está muito próximo. Assim, a tendência futura é a de uma valorização maior que a atual.
Mais do que esperado, isso é preciso. Pois o mês está sendo fechado com um valor apenas 1,5% maior que o de um ano atrás e quase 8% menor que o de janeiro passado. Em condições de produção absolutamente opostas às observadas no início de 2019.